SiteHeart
 

 


Hoje existe uma preocupação grande em relação à segurança na piscina que pode ir desde um modelo de escada resistente até a instalação de 2 drenos de fundo, com a intenção de redução do poder de succção da moto bomba instalada na piscina.

No mundo inteiro existem casos de acidentes ocorridos com banhistas, onde muitas das vezes a causa da tragédia foi a falta de orientação na hora da construção da piscina ou no dimensionamento dos equipamentos.

Este tipo de acidente é comum quando a succção da bomba está concentrada em apenas 01 dreno de fundo.


Segundo a norma NBR10.339 da ABNT, a succção da água da piscina precisa ser feita por dois ou mais dispositivos. Podendo ser eles o dreno de fundo, skimmer e dispositivo de aspiração, evitando que todo o poder de succção se encontre em um só bocal, o que poderia provocar qualquer tipo de incidente.

Outra alternativa para dividir a sucção da bomba é a instalação do dreno de fundo e de um skimmer onde a tubulação desses acessórios deverão ser interligadas, sem a instalação de registro entre eles, distribuindo assim a succção da bomba.

O que também pode ser feito é a construção de um tanque coletor ao lado da piscina com uma bomba auxiliar.

Todas essas orientações não surtirão efeito se a manutenção dos equipamentos não for feita. O simples fato da tampa de um ralo de fundo (dreno) estar solta, pode causar acidentes graves. Além disso , a supervisão de um adulto diminui bastante a ocorrência de acidentes com crianças na piscina.